Sistema de Gestão Ambiental – SGA

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Sistema de Gestão Ambiental - SGA
Sistema de Gestão Ambiental – SGA

Sistema de gestão ambiental: Os sistemas de gestão ambiental (SGA) podem ajudar uma organização a melhorar o desempenho ambiental, minimizar os riscos e reduzir as despesas gerais dos negócios. Existem muitos modelos de SGA disponíveis para diferentes tipos de organização. Bem como os três SGAs atualmente estabelecidos são a ISO 14001, o Esquema de Eco-gestão e Auditoria (EMAS) e a ISO 14005.

Sistema de Gestão Ambiental – SGA na prática

Benefícios comerciais

Primeiramente um sistema de gestão ambiental é um instrumento de política estratégica que pode ajudar uma organização a cumprir os regulamentos ambientais, gerenciar melhor a energia e recursos, reduzir a carga tributária e melhorar o desempenho dos negócios.

Nesse sentido a implementação de um SGA pode trazer benefícios para o negócio da seguinte forma:

  • Desempenho ambiental — um SGA identifica maneiras de melhorar a eficiência do negócio; reduzir o consumo de energia, usar materiais de forma mais eficiente e produzir menos resíduos e podem ajudar a reduzir as despesas gerais do negócio.
  • Participação de mercado aprimorada – os consumidores estão mais propensos a comprar produtos e serviços de fornecedores que podem mostrar que suas atividades são menos prejudiciais ao meio ambiente.
  • Vantagem da cadeia de suprimentos — fornecedores que implementaram um SGA são fornecedores e estão em uma posição mais forte para ganhar contratos do governo e de clientes.
  • Melhores oportunidades de investimento — as instituições de investimento estão levando em consideração considerações ambientais ao tomar decisões de investimento.
  • Prêmios de seguro reduzidos – as companhias de seguros avaliam os riscos de poluição ao definir os prêmios de negócios; aquelas que demonstram uma gestão de risco ambiental eficaz podem receber melhores taxas.
  • Impostos ambientais – incluindo imposto sobre aterros sanitários, imposto agregado, imposto sobre mudanças climáticas, compromisso de redução de carbono e esquemas de comércio de emissões, são projetados para incentivar as empresas a melhorar seu desempenho ambiental e minimizar os impactos
  • Incentivos financeiros — Os esquemas governamentais oferecem empréstimos, doações e medidas de economia de energia subsidiadas, projetado para incentivar as empresas a investir em tecnologias renováveis.
  • Regulamentações ambientais — a Agências de controle ambiental e outros órgãos reguladores incentivam ativamente as empresas a implementar um SGA como uma abordagem responsável para reduzir os impactos ambientais e a não conformidade regulatória.

Modelos de Sistema de Gestão Ambiental

Dessa forma, existem muitos modelos de SGA disponíveis para diferentes tipos de organização. Ainda assim a maioria dos SGAs usam o modelo Plan-Do-Check-Act (PDCA) (Planejar-Executar-Monitorar- Melhorar). Assim, os três SGA estabelecidos e mais utilizados são ISO 14001:2015, Esquema de Ecogestão e Auditoria da Comissão Europeia (EMAS) e a ISO 14005:2019.

ISO 14001:2015 Sistemas de Gestão Ambiental.

Antes de tudo os requisitos com orientação para uso são aplicáveis a todos os tipos e tamanhos de organização. Assim ele descreve os principais requisitos de gestão ambiental necessários para a certificação, incluindo a formulação de políticas e objetivos, aspectos ambientais significativos, prevenção da poluição e melhoria contínua. Assim como um resumo de outras normas ambientais da série de normas ISO 14000 e seus Comitês Técnicos também está incluído nesta seção.

Esquema de Ecogestão e Auditoria da Comissão Europeia (EMAS).

É semelhante à ISO 14001 na medida em que exige o estabelecimento de um sistema de gestão. Um SGA certificado pela ISO 14001 é aceito como componente EMS do EMAS; entretanto, o registro EMAS também requer uma revisão preliminar, uma declaração ambiental completa (publicada em linguagem não técnica) e verificação independente.

ISO 14005:2019 Sistemas de Gestão Ambiental.

Faz parte das Diretrizes para uma Abordagem Flexível para Implementação em Fases sendo um padrão de orientação que mostra como as organizações podem implementar um SGA usando uma abordagem para atender aos requisitos da ISO 14001. Nesse sentido, a ISO 14005 permite que uma organização se concentre nos aspectos ambientais que considera mais relevantes e garantindo o escopo está alinhado com sua política e objetivos ambientais. Por fim, a ISO 14005 incorpora uma matriz de maturidade útil para medir o progresso.

Definições dos Sistemas de gestão ambiental.

  • Aspecto ambiental é definido como um elemento das atividades, produtos ou serviços de uma organização que interage ou pode interagir com o meio ambiente.
  • O impacto ambiental refere-se a mudanças no meio ambiente, sejam elas adversas ou benéficas, total ou parcialmente resultantes dos aspectos ambientais de uma organização.

Em primeiro lugar, observe que todos os padrões do sistema de gestão ISO, incluindo meio ambiente, qualidade e padrões de saúde e segurança ocupacional, agora usam um conjunto comum de cláusulas, subcláusulas, definições e terminologia. Nesse sentido o formato garante a compatibilidade entre os padrões do sistema de gerenciamento ISO, tornando muito mais fácil implementar e integrar vários sistemas de gerenciamento ISO.

Plan, Do, Check, Act

O modelo PDCA garante que as questões ambientais sejam sistematicamente identificadas, controladas e monitoradas de acordo com a política ambiental da organização, que é revisada e atualizada periodicamente.

Assim, o SGA usa o modelo PDCA e incorpora os seguintes elementos.

Plan: Planejar

  • Revisão ambiental inicial — um estudo de escopo para coletar informações básicas, incluindo requisitos legais, aspectos e impactos, práticas atuais e oportunidades ambientais.
  • Política ambiental — uma declaração de compromisso e estrutura para planejamento e ação.
  • Aspectos ambientais — considera atributos ambientais associados a atividades, produtos e serviços que possam gerar impactos ambientais significativos.
  • Requisitos legais e outros — identificar e ter acesso aos regulamentos subscritos por uma organização e examinar como eles se aplicam aos aspectos ambientais.
  • Objetivo e metas — metas ambientais mensuráveis consistentes com a política para prevenir a poluição, atender aos requisitos legais e melhorar o desempenho.
  • Programa de gestão — para atingir objetivos e metas dentro de prazos determinados.

Do: Implementação e operação

  • Recursos e responsabilidades — fornecer recursos e delegar responsabilidades para facilitar o gerenciamento eficaz do sistema.
  • Treinamento e conscientização — certifique-se de que a equipe entenda a política ambiental e suas implicações e forneça treinamento para garantir que todos os funcionários entendam suas responsabilidades em conformidade com os requisitos do EMS.
  • Comunicação — estabeleça procedimentos para comunicar questões de gestão ambiental em toda a organização e para partes externas, quando apropriado.
  • Documentação — compilar uma política ambiental e documentação EMS, incluindo objetivos e metas e registros relacionados.
  • Controle operacional — identifique e planeje operações consistentes com os objetivos e metas da política e estabeleça procedimentos para garantir que sejam executados.
  • Preparação e resposta a emergências — identifica potenciais situações de emergência e estabelece procedimentos para prevenir e responder a elas.

Check: Monitoramento e ações corretivas

  • Monitoramento e medição — estabelecer procedimentos para monitorar as operações que possam ter um impacto ambiental significativo e avaliar o cumprimento dos requisitos legais aplicáveis e outros.
  • Não conformidade — introduzir procedimentos de ação corretiva e preventiva para lidar com não conformidades e revisar sua eficácia.
  • Registros — estabelecer e manter registros de conformidade e desempenho de EMS.
  • Auditoria do SGA— avalia periodicamente os registros para garantir que esteja em conformidade com os objetivos da política acordada e que esteja funcionando conforme o esperado.

Do: Revisão e ação da administração

  • Revisão — avaliar o SGA, incluindo os resultados da auditoria interna e o cumprimento dos requisitos legais para determinar sua eficácia.
  • Recomendar — concordar e registrar as opções de melhoria.
  • Ações — tomar as medidas apropriadas para alterar a política e redefinir objetivos, metas e outros elementos do SGA consistentes com o compromisso de melhoria contínua.

Revisão Ambiental

Acima de tudo uma revisão ambiental é um estudo de escopo para coletar informações sobre as atividades atuais de uma organização e aspectos, impactos e requisitos legais relacionados. A revisão também oferece uma oportunidade para demonstrar os benefícios potenciais da implementação de um SGA e, assim, obter o comprometimento da gerência e da equipe com o processo de SGA.

Além disso as questões prováveis a serem consideradas podem incluir a qualidade do ar e da água, uso e disponibilidade de recursos naturais, geração de resíduos e gestão de resíduos. Também pode incluir fatores internos e externos, incluindo, por exemplo, habitats locais sensíveis, expectativas sociais e interesses de terceiros, bem como interesses e preocupações dos funcionários.

Nesse sentido, uma revisão ambiental irá:

  • identificar os aspectos ambientais e impactos relacionados e outras questões ambientais associadas às atividades operacionais de uma organização
  • identificar as principais atividades ou processos (aspectos) que podem gerar impactos ambientais significativos
  • destacar atividades, processos e operações que podem ser priorizadas para melhoria
  • fornecem dados de linha de base contra os quais as melhorias no desempenho ambiental podem ser medidas.

Política Ambiental

Primeiramente, uma política ambiental é uma declaração pública do compromisso de uma organização em melhorar seu desempenho ambiental. Assim, incorporará um conjunto de princípios, metas e objetivos. Ainda assim um número crescente de organizações e órgãos do setor público agora exige uma cópia da política ambiental de uma empresa como parte de um contrato ou acordo de licitação. Afinal isso é abordado em detalhes na Revisão da Linha de Base.

Todas as organizações geram impactos ambientais e algumas delas podem estar sujeitas a controles regulatórios. Violações de regulamentos ambientais e falha em manter registros adequados podem resultar em responsabilidades e até mesmo processos judiciais.

Requisitos Legislativos explica como determinar o escopo regulamentares e dos Códigos de Prática industriais e como compilar alguma forma de registro ou registro documentado para ajudar a manter a conformidade legal.

Um dos benefícios fundamentais de um SGA é ser capaz de identificar os aspectos ambientais das atividades de uma organização que podem ter impactos negativos no meio ambiente e encontrar maneiras de melhorar o desempenho.

Os aspectos e impactos ambientais e fornece orientação sobre como determinar sua importância. Também estão incluídos detalhes de como criar um registro viável descrevendo o que é considerado significativo e como a significância foi determinada.

Referências:

Veja Mais:

Outros Artigos

Explore o fascinante campo da Geologia Ambiental: saiba como os produtos químicos que usamos afetam o solo e a água. Clique aqui e descubra.
Geologia

Geologia Ambiental

Explore o fascinante campo da Geologia Ambiental: saiba como os produtos químicos que usamos afetam o solo e a água. Clique aqui e descubra.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!